Páginas

Outubro Rosa



           O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

            


A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 


          Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

         

História do Outubro Rosa

          Outubro é o mês da conscientização sobre o câncer de mama. Enquanto a maioria das pessoas tem consciência da doença, muitos se esquecem de tomar as simples medidas para detectá-la em seu estágio inicial. Hoje muito se fala sobre o assunto na mídia – o que é, de fato, um grande progresso – mas, ainda é preciso fazer mais.
          Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, sendo mais comum entre as mulheres e respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.


           

Notas Olfativas


A composição da essência é responsável pela primeira impressão, a sua personalidade, a fixação de uma fragrância  levando a qualidade do perfume.


Já notaram que as fragrâncias mudam na nossa pele, à medida que o tempo passa? Isso acontece porque são compostas por três tipos de notas, exaladas e percebidas pelo nosso olfato em etapas diferentes.
As notas olfativas dos perfumes são classificadas de acordo com a ordem em que evaporam: as de saída (ou cabeça), as de coração (ou corpo) e as de fundo (ou base).

Notas de Cabeça (ou saída)

    Sensação, impressão inicial com a finalidade de despertar o interesse, com notas mais leves que escapam assim que aberto o frasco. Primeiras notas que dão a introdução ao perfume. Notas mais leves, mais voláteis e refrescantes ao passar o perfume.

Notas de Coração (ou corpo)

    Notas que dão o caráter da fragrância, buque da fragrância, a personalidade do aroma. Representam o tópico principal do perfume, como se fossem o coração, a alma e a
personalidade dele.
    Notas mais fortes, menos voláteis, mais encorpadas que lentamente evaporam.

Notas de Fixação (ou fundo)

    Notas que dão a fixação do perfume na pele. Menos voláteis, demoram mais para evaporar. Na criação de um perfume se utilizam as famílias olfativas em suas infinidades de notas para criar a estrutura tradicional do perfume.

           O homem é capaz de reconhecer mais de 10 mil odores diferentes. Este reconhecimento está intimamente ligado as experiências de vidas que passamos e estão arquivadas em nossa memória. Podemos sentir determinado aroma de uma flor e lembrar de um momento feliz, enquanto que para outros pode significar uma perda. Assim como percebemos a presença de determinada pessoa somente pelo cheiro característico dela, uma analogia disso é um bebê, ainda incapaz de ser 
expressar claramente, se aquietar quando sente o cheiro da mãe. 

          A qualidade de um perfume está, principalmente, na combinação das fragrâncias e das matérias-primas empregadas em sua composição. Um perfume, tecnicamente, representa uma mistura de substâncias, sejam elas naturais ou químicas, diluídas em álcool.
          A arte da perfumaria pode ser comparada à arte da música e recebe em sua classificação denominações como a nomenclatura da musicalidade. Na perfumaria moderna cada aroma recebe o nome de “nota”, suas misturas de “acordes” ou “harmonia” da fragrância. Cada perfume tem uma sinfonia aromática e segue um ritmo olfativo. Diante disso é importante que as notas do perfume estejam em equilíbrio, harmonia e combinando entre si.
          A diferença da música com a perfumaria, porém, está na representação de suas notas, enquanto que a primeira é expressa graficamente com símbolos a segunda é sentida através do ar pelas notas de saída, corpo e fundo.












Um AROMA... Muitos PERFUMES!

A palavra perfume costuma designar um odor agradável. 

Mas é preciso especificar melhor, pois acaba-se chamando de perfume uma série de produtos como essência, eau de parfum, eau de toilette, água de colônia e eau de fraîche.

Tipos de perfumes:


A essência ou extrato é o perfume em sua concentração mais alta (a porcentagem varia, conforme a marca, de 15% a 30% de essência diluída em álcool de 90º). É o tipo mais caro de perfume, mas bastam umas poucas gotas no pulso, na base do pescoço e atrás das orelhas.

Eau de Parfum - é assim que aparece escrito nos frascos - é perfume com menor concentração de essência, de 10% a 15%, diluída em álcool etílico de 90º. Pode ser usada em maior quantidade que a essência, mas tampouco deve-se exagerar na quantidade.
Miss Dior Cherie - Eau de Parfum

Eau de Toilette é derivada da mesma fragrância, mas em uma concentração que pode variar de 5% a 10%, diluída habitualmente em álcool de 85º. Pode ser usada em gotas, mas a preferência da maioria é o vaporizador.

Água de Colônia é a fragrância adequada para o trabalho e o esporte. Sua porcentagem de essência varia de 3% a 5% e seu grau alcoólico fica entre 70% e 80%.

Versace - Eau de Fraîche
Eau de Fraîche é uma eau refrescante, perfumada quase sempre com pouquíssima essência cítrica (limão ou tangerina) e adequada para a vida ao ar livre e a atividade esportiva. Por isso, muitas marcas a chama de Eau de Sport. Atencão: Não deve ser usada ao sol, pois apesar de ter uma baixa porcentagem de essência (de 1% a 3%), vem quase sempre diluída em álcool de 70º ou 80º, e por isso pode atuar como fotosensibilizante e manchar a pele. Há poucas variantes de eau de fraîche que não empregam álcool.


 

© Blog Ideias Perfumadas. Developed by Empório dos Perfumes - www.emporiodosperfumes.com.br / 2014 - Todos os direitos reservados.