Páginas

Notas Olfativas


A composição da essência é responsável pela primeira impressão, a sua personalidade, a fixação de uma fragrância  levando a qualidade do perfume.


Já notaram que as fragrâncias mudam na nossa pele, à medida que o tempo passa? Isso acontece porque são compostas por três tipos de notas, exaladas e percebidas pelo nosso olfato em etapas diferentes.
As notas olfativas dos perfumes são classificadas de acordo com a ordem em que evaporam: as de saída (ou cabeça), as de coração (ou corpo) e as de fundo (ou base).

Notas de Cabeça (ou saída)

    Sensação, impressão inicial com a finalidade de despertar o interesse, com notas mais leves que escapam assim que aberto o frasco. Primeiras notas que dão a introdução ao perfume. Notas mais leves, mais voláteis e refrescantes ao passar o perfume.

Notas de Coração (ou corpo)

    Notas que dão o caráter da fragrância, buque da fragrância, a personalidade do aroma. Representam o tópico principal do perfume, como se fossem o coração, a alma e a
personalidade dele.
    Notas mais fortes, menos voláteis, mais encorpadas que lentamente evaporam.

Notas de Fixação (ou fundo)

    Notas que dão a fixação do perfume na pele. Menos voláteis, demoram mais para evaporar. Na criação de um perfume se utilizam as famílias olfativas em suas infinidades de notas para criar a estrutura tradicional do perfume.

           O homem é capaz de reconhecer mais de 10 mil odores diferentes. Este reconhecimento está intimamente ligado as experiências de vidas que passamos e estão arquivadas em nossa memória. Podemos sentir determinado aroma de uma flor e lembrar de um momento feliz, enquanto que para outros pode significar uma perda. Assim como percebemos a presença de determinada pessoa somente pelo cheiro característico dela, uma analogia disso é um bebê, ainda incapaz de ser 
expressar claramente, se aquietar quando sente o cheiro da mãe. 

          A qualidade de um perfume está, principalmente, na combinação das fragrâncias e das matérias-primas empregadas em sua composição. Um perfume, tecnicamente, representa uma mistura de substâncias, sejam elas naturais ou químicas, diluídas em álcool.
          A arte da perfumaria pode ser comparada à arte da música e recebe em sua classificação denominações como a nomenclatura da musicalidade. Na perfumaria moderna cada aroma recebe o nome de “nota”, suas misturas de “acordes” ou “harmonia” da fragrância. Cada perfume tem uma sinfonia aromática e segue um ritmo olfativo. Diante disso é importante que as notas do perfume estejam em equilíbrio, harmonia e combinando entre si.
          A diferença da música com a perfumaria, porém, está na representação de suas notas, enquanto que a primeira é expressa graficamente com símbolos a segunda é sentida através do ar pelas notas de saída, corpo e fundo.












0 comentários :

Postar um comentário

 

© Blog Ideias Perfumadas. Developed by Empório dos Perfumes - www.emporiodosperfumes.com.br / 2014 - Todos os direitos reservados.